ISOLAMENTO TÉRMICO REMOVÍVEL são feitos sob encomenda e cada caso é avaliado particularmente, o isolamento térmico tipo Jaqueta Removível já é usado e divulgado em outros países, já no Brasil é comum a manutenção em equipamentos, linhas, dutos, válvulas e instrumentos que exigem a remoção completa do isolamento térmico.
Quando acontece, “sempre existe a necessidade da recolocação no local da manutenção um novo isolamento térmico”. Isso implica na demora durante o período de retirada do isolamento existente e outra maior ainda, para a recolocação do novo isolamento, ou seja perda do isolamento anterior e gasto com material e mão de obra.
O isolamento Removível torna–se interessante principalmente na condição de reaproveitamento e facilidade de instalação. O custo dessas atuações é alto, pois envolve material novo, mão-de-obra qualificada e tempo. As mantas removíveis / reutilizáveis são consideradas fáceis de manipular, não necessitando de mão-de-obra especializada.
Dependendo do número de intervenções necessárias, o produto tem um retorno em menos de um ano. Como não existe descarte de material, não se produzem poeiras ou qualquer sujeira (fator positivo para as indústrias alimentícias) e os custos administrativos de compra e de operação passam a não existir. As mantas também podem reduzir o nível de ruído em até 25 decibéis.
O nicho de mercado do produto abrange vários setores industriais: química e petroquímica, energia, energia nuclear, fertilizantes, siderurgia, metalurgia, cimento, vidro, papel e celulose, alimentício, cítrico, sucroalcooleiro e automobilístico, além de incineradores e hospitais.